Vazão da Barragem de pedra em Jequié chega a 2 mil m3, preocupação para ribeirinhos Notícia

Domingo, 25 de dezembro de 2022 Vazão da Barragem de pedra em Jequié chega a 2 mil m3, preocupação para ribeirinhos

Continua chovendo forte na Bacia do Rio das Constas. Como não para de chegar água na Barragem da Pedra – até 6 horas deste domingo (25) a afluência era de 3.800 m³/s – a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) decidiu aumentar a vazão do reservatório de 1.200m³/s para 2 mil m³/s a partir das 8 horas deste dia 25.

De acordo com a Chesf, nesse momento, o armazenamento correspondente a 89,27% do volume útil, sendo a curva de volume de espera estabelecida para o período 66,7%. As consequências já vêm sendo sentidas nas cidades ribeirinhas ao Rio das Contas. A situação não é diferente nas cidades de Jitaúna, Ipiaú e até mesmo Ubatã.

O Rio Preto do Costa também continua chegando água e a preocupação dos moradores do Bairro Novo e Adelino Henrique já e uma realidade. A Prefeitura de Jitaúna já mobilizou sua equipe para acompanhar a situação e prestar socorro as pessoas que eventualmente precisarem.

As águas dispensadas do reservatório descem correm pelos municípios de Jequié, Jitaúna, Aiquara, Ipiaú, Barra do Rocha, Ubatã, Ubaitaba e Aurelino Leal, despejando no oceano em Itacaré.

Fonte: Jitaúna em Dia