TSE recebeu 12 pedidos de candidatura à presidência Notícia

Terça, 16 de agosto de 2022 TSE recebeu 12 pedidos de candidatura à presidência

Partidos, federações partidárias e coligações têm até esta segunda-feira (15) para apresentar o registro dos candidatos que vão disputar as eleições de outubro.

O prazo consta na legislação eleitoral. No caso de candidatos à Presidência, o registro tem que ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para os cargos de governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual, o pedido de candidatura deve ser enviado à Justiça Eleitoral do estado no qual o candidato se apresenta. Antes do registro, os nomes foram escolhidos em convenções partidárias (reunião de filiados), etapa que se encerrou no dia 5.

Com o registro, os candidatos ganham o direito a um CNPJ próprio para a campanha, o que abre caminho para a arrecadação de recursos e o pagamento despesas.

Candidatos à Presidência que registraram as candidaturas no TSE: Ciro Gomes (PDT); Felipe D´Ávila (Novo); Jair Bolsonaro (PL); José Maria Eymael (DC); Léo Péricles (UP); Lula (PT); Pablo Marçal (Pros); Roberto Jefferson (PTB); Simone Tebet (MDB); Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); e Vera Lúcia (PSTU).