Obras de trecho da Fiol devem ser retomadas no Sudoeste baiano Notícia

Terça, 15 de abril de 2025 Obras de trecho da Fiol devem ser retomadas no Sudoeste baiano

As obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Sudoeste da Bahia serão retomadas após uma breve interrupção. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). As atividades estavam suspensas desde o dia 1º de abril, quando 75% dos trabalhos já haviam sido concluídos.

O trecho em questão integra o Fiol 1, que liga o porto de Ilhéus, no Litoral Sul, à cidade de Caetité, no Sudoeste baiano, totalizando 537,2 quilômetros de extensão. A retomada das obras ocorrerá no lote 4F, que atravessa os municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio, localizados no território do Sertão Produtivo.

Em Caetité também está prevista a construção de um terminal intermodal, que será um ponto estratégico de integração entre os diferentes modais de transporte.

A continuidade das obras da Fiol foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante visita a Ilhéus em julho de 2023, como parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A execução do projeto está sob responsabilidade da Bahia Ferrovias S.A., controlada pela Bahia Mineração (Bamin).

Além do Fiol 1, o projeto da ferrovia inclui mais dois trechos: o Fiol 2, que ligará Caetité a Barreiras, e o Fiol 3, de Barreiras a Figueirópolis, no estado do Tocantins, este último ainda em fase de licenciamento para instalação.

Quando concluída, a Fiol terá 1.527 quilômetros de extensão, conectando o futuro Porto Sul de Ilhéus à cidade tocantinense de Figueirópolis, onde se integrará à Ferrovia Norte-Sul, ampliando a capacidade

*Com informações do Bahia Notícias