Ipiaú, Égua fica ilhada com cheia do Rio de contas Notícia

Quarta, 08 de dezembro de 2021 Ipiaú, Égua fica ilhada com cheia do Rio de contas

“Uma cena de cortar o coração”, descreveu uma moradora do bairro Antônio Lourenço, em Ipiaú, ao comentar sobre uma égua que se encontra ilhada no Rio de Contas, mais precisamente no fundo da antiga fábrica da Glut. De acordo com uma moradora, o animal está machucado. Conforme a moradora, o dono da égua é conhecido como ‘Jordão’. Um aviso na rádio FM Ipiaú foi emitido com intenção do proprietário realizar o resgate. Até por volta das 18h, a égua permanecia no local e o nível de água subindo. É comum na região proprietários de equinos e bovinos utilizarem ilhas do Rio de Contas para a criação de animais.

O caso dessa terça-feira (07) lembra um fato semelhante ocorrido em novembro de 2020, quando dois cães ficaram presos numa ilha enquanto o nível da água do Rio de Contas subia. Os animais foram resgatados por populares que usaram caiaques.

Segundo a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informou no início da tarde da segunda-feira (06), o volume de água na Barragem de Pedra, no município de Jequié, atingiu 61,20% do volume útil e por conta disso deu inicio a uma programação de vazões do reservatório. Consta no cronograma de vazões para essa quarta-feira (08) a liberação de 400 m³ de água. Na segunda foram 200m³ e nesta terça mais 300m³.

A água também já invadiu o campo de futebol do Arara e residências nas margens do rio na Travessa dos Cometas. As famílias atingidas estão sendo acompanhadas pela equipe da Assistência Social da Prefeitura Municipal.

(Giro Ipiaú)