Indonésia, tragédia em estádio faz centena de mortos ao menos 32 crianças Notícia

Segunda, 03 de outubro de 2022 Indonésia, tragédia em estádio faz centena de mortos ao menos 32 crianças

Ao menos 32 crianças morreram no tumulto em um estádio da Indonésia, no qual morreram 125 pessoas, na noite de sábado (1º), informou à AFP um funcionário do Ministério do Empoderamento das mulheres e da Proteção da Infância. "De acordo com as últimas informações que recebemos, das 125 pessoas que morreram no acidente, 32 eram crianças, sendo a mais jovem um menino de três ou quatro anos", afirmou Nahar, que como muitos indonésios tem apenas um nome.

A indignação contra a polícia da Indonésia é cada vez maior após uma das maiores catástrofes da história do futebol, quando as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo em um estádio lotado e provocou um grande tumulto. A tragédia da noite de sábado na cidade de Malang também deixou 323 feridos.

A confusão começou depois que torcedores do Arema FC invadiram o gramado do estádio Karnjurhan depois que o time perdeu por 3-2 para o Persebaya Surabaya, a primeira derrota para o rival em mais de duas décadas. A polícia respondeu com o uso de gás lacrimogêneo contra as arquibancadas lotadas, o que provocou uma corrida desesperada dos torcedores para os pequenos portões, onde foram esmagados ou asfixiados, segundo testemunhas.

Siga O Tempo no Google News

SEGUIR

A polícia chamou o incidente de "motim, no qual dois agentes morreram, mas os torcedores acusaram a força de segurança de exagerar na resposta e provocara morte de muitas pessoas, incluindo uma criança de cinco anos.

"Uma de nossas mensagens é que as autoridades devem investigar de maneira profunda; Queremos prestação de contas. Quem é o responsável?", questionou Andika, de 25 anos, que não revelou o sobrenome. "Queremos justiça para os torcedores mortos", acrescentou.