Biden reafirma que irá defender militarmente Taiwan em um possível ataque chinês Notícia

Terça, 24 de maio de 2022 Biden reafirma que irá defender militarmente Taiwan em um possível ataque chinês

Presidente americano repetiu o que havia dito nesta segunda-feira. Presidente americano, Joe Biden, caminhando para pegar o helicóptero da Marinha na base aérea de Yokota Jonathan Ernst/REUTERS O presidente americano Joe Biden disse nesta terça-feira (24) que não houve mudança na política dos EUA em Taiwan.

Nesta segunda, o chefe da Casa Branca teria irritado a China ao dizer que estaria disposto a usar a força para defender a ilha democrática. "A política não mudou em nada. Afirmei isso quando fiz minha declaração ontem", disse ele após as conversas com seus colegas da Quad.

A China considera Taiwan uma parte inalienável de seu território e diz que é a questão mais sensível e importante em seu relacionamento com Washington.

Alguns críticos disseram que ele falou mal sobre o assunto ou cometeu uma gafe, mas outros analistas sugeriram que, dada a extensa experiência de política externa de Biden e o contexto em que ele fez as observações, ao lado de Kishida e após a invasão russa da Ucrânia , ele não tinha falado em erro. Encontro do Quad Reunião do Quad é marcada pela fala de Biden sobre intervenção militar em Taiwan A questão de Taiwan pairou sobre uma reunião em Tóquio de líderes do grupo Quad, composto por Estados Unidos, Japão, Austrália e Índia, que destacaram sua determinação em garantir uma região Indo-Pacífico livre e aberta. Os quatro líderes disseram em um comunicado conjunto divulgado após suas conversas que "discutiram suas respectivas respostas ao conflito na Ucrânia e à trágica crise humanitária em curso".

Líderes políticos da Austrália, EUA, Japão e Índia, respectivamente. Yuichi Yamazaki/Reuters Fumio Kishida, primeiro-ministro japonês, disse que os líderes, incluindo o primeiro-ministro Narendra Modi da Índia, compartilharam suas preocupações sobre a Ucrânia e todos os quatro concordaram com a importância do estado de direito, soberania e integridade territorial. Por outro lado, o comentário de Biden sobre Taiwan, que nem sequer foi um tópico oficial da agenda na reunião do Quad, foi o foco de grande parte da atenção das delegações e da mídia.

Fonte: G1 Notícias

g1.globo.com