Na Bahia, Jerônimo vira o jogo e por pouco não leva no primeiro turno Notícia

Segunda, 03 de outubro de 2022 Na Bahia, Jerônimo vira o jogo e por pouco não leva no primeiro turno

A disputa pelo governo da Bahia nesse domingo 02 de outubro mostrou, mais uma vez, a força do Partido dos Trabalhadores no estado. Sinalizado por alguns institutos de pesquisas e completamente diferente do que sinalizavam outros, fato é que Jerônimo (PT), um desconhecido, no início da campanha, desbancou ACM Neto, que prospectava mais de 65%, e por muito pouco não venceu a disputa ainda no primeiro turno. Desempenho alavancado pelo apoio de Lula, candidato a presidente pela legenda.

A apuração para o governo da Bahia mostrou Jerônimo na frente desde o início e lentamente ia aumentando a diferença. O candidato Petista teve vantagem de votos na grande maioria dos municípios baianos.

Além do resultado em campo a campanha de Neto para o 2º turno enfrenta outro grande desafio. No primeiro turno a campanha pautou-se na fala de que não importava o presidente e agora se vê acuado na necessidade de atrair os votos de João Roma (PL), bolsonarista, e por outro lado não perder de vista os quase 70% de votos em Lula na Bahia. E agora, sentar no colo de quem?!

O estado volta a ter segundo turno depois de 28 anos. A última vez foi em 1994, quando Paulo Souto (PFL) enfrentou João Durval (PMN). A votação para o segundo turno acontece em 30 de outubro.