Ilhéus, tradição do Bumba Meu Boi no dia de Reis após 30 anos Notícia

Quinta, 12 de janeiro de 2023 Ilhéus, tradição do Bumba Meu Boi no dia de Reis após 30 anos

A Folia de Reis, realizada no dia 6 de janeiro em Ilhéus (BA), foi um momento para celebrar as riquezas das expressões culturais e a força das tradições históricas da região. Os grupos Bumba Meu Boi do Seu Oreco, oriundo da comunidade de Urucutuca, e o Grupo Reisado de Vila Juerana se encontraram após 30 anos no principal festejo para estes tradicionais coletivos culturais. As cores, as danças e a musicalidade da reunião folclórica atraiu olhares curiosos de ilheenses e visitantes à Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus.

Esses grupos compõem a lista de apoios do Programa de Valorização da Cultura (PVC), obtida a partir de um inventário do Patrimônio Imaterial de Ilhéus e região. Esta ação foi realizada por um convênio com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 2020, e levantou uma série de saberes, crenças e tradições das comunidades de Ilhéus. O PVC é um dos 34 programas socioambientais conduzidos pela BAMIN durante a implantação do projeto Porto Sul.

A oportunidade de encontro dos grupos de Bumba Meu Boi aconteceu graças a uma articulação entre o Comitê de Valorização da Cultura – Porto Sul e da Secretaria Especial de Cultura (Secult) da Prefeitura de Ilhéus. Assim, essas expressões nascidas na Zona Rural do município estão conectadas com a missão do Comitê, que é responsável por resgatar e valorizar os saberes, crenças e hábitos da cultura local.

Pai Toninho, presidente do Comitê de Valorização da Cultura – Porto Sul, afirma que o encontro é um momento único e muito importante para as comunidades. “Há 30 anos essa mobilização cultural estava adormecida. São comunidades que fazem tudo com muito amor, carinho, dedicação e respeito. Esse trabalho tem um excelente desempenho na cultura local e isso é fruto de uma parceria com a BAMIN”, completa.

COLETIVOS – As manifestações folclóricas estão em etapas distintas de apoio do PVC. O Bumba Meu Boi do Seu Oreco concluiu o processo de acompanhamento de perto da equipe do PVC, e já voltou a se apresentar como atração turística da região. Além disso, eles finalizaram a produção de um documentário, com roteiro e filmagens assinados pelo próprio grupo. O produto é resultado de uma atividade intitulada “Luz, Câmera, Ação” e mostra como é importante a devolutiva das obras para a comunidade.

Jorge Nascimento está à frente do legado do Bumba Meu Boi criado pelo seu avô, Orelino Alves Galdino, conhecido como Seu Oreco. Ele conta como o encontro com o Reisado de Vila Juerana foi emocionante. “Já se passaram três décadas desde que os grupos estiveram juntos, aqui mesmo, na Avenida Soares Lopes. Vamos seguir contando essa história para que a tradição não caia no esquecimento”, reforça.

O Grupo Folclórico Reisado de Vila Juerana está começando os trabalhos com o PVC e já apresenta toda energia para retomar as atividades, reestruturar os elementos cênicos e também preparar um produto audiovisual. Todas essas etapas terão o olhar de perto da equipe do PVC. Adená Soares é a líder do grupo ao lado dos seus irmãos Laércio e José Raimundo. “Essa folia ao lado do Boi do Seu Oreco foi maravilhosa e me fez lembrar do passado. Estou muito feliz e sei que vamos nos encontrar mais vezes”.

Ali no público estava Shirlez Vaz, aposentada do Piauí que mora em Ilhéus há muitos anos. Ela sintetizou a emoção de testemunhar autênticas expressões culturais ilheenses. “Conheço a tradição do Bumba Meu Boi desde a infância e reviver essa sensação em Ilhéus foi muito bonito. Chequei aqui na praça e me deparei com uma multidão encantada”, declarou.

Informações e Foto: DARANA RP